TRATAMENTOS

Doctor in Scrubs lendo notas

A escolha de um tratamento em psiquiatria se baseia, fundamentalmente, em um diagnóstico adequado.

Um diagnóstico mal feito pode levar a um tratamento equivocado e um prejuízo à qualidade de vida do paciente.

Quando falamos em tratamento, o que primeiro se pensa é: “Que medicamento será receitado?”

O tratamento, entretanto, começa bem antes da escolha ou não de um medicamento. Ele começa durante a consulta, no acolhimento do paciente, na escuta atenta do profissional, na ausência de qualquer julgamento sobre o que é falado, na demonstração de empatia pelo sofrimento do outro.

Ao final da consulta, pode ser receitado um medicamento, psicoterapia, acompanhamento nutricional e atividade física. Os remédios não abrangem todos as necessidades de um tratamento nem todos os aspectos envolvidos em uma patologia. Os remédios tratam sintomas de uma doença.

O indivíduo acometido pela doença necessita de todas as outras abordagens não medicamentosas para que se recupere integral e integradamente. Conheça a seguir o que são os psicofármacos ou psicotrópicos, quais as indicações de psicoterapia e o que é a neuromodulação.

Medicamento de Prescrição
Psicofármacos

Procuramos promover com esses medicamentos uma modulação química dos neurotransmissores em busca do retorno ao equilíbrio.

Gabinete do psicólogo
Psicoterapia

O objetivo do trabalho psicoterapêutico é o de favorecer novas percepções e melhor compreensão de si mesmo, dos fatos e dos outros.

Verificações do cérebro
Neuromodulação

As técnicas de neuromodulação são utilizadas para modular o tecido neuronal.