SAÚDE MENTAL

Se antigamente ter saúde mental era o mesmo que não ter nenhuma doença, hoje em dia não é bem assim que médicos e cientistas pensam.

Segundo a definição proposta dela Organização Mundial de Saúde, saúde mental é “um estado de bem-estar no qual o indivíduo reconhece suas próprias habilidades, pode lidar com os estresses normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e fecunda, e é capaz de fazer uma contribuição à sua comunidade.” (1)

Nesse sentido, quando se pensa em saúde mental, leva-se em conta um bem-estar que diz respeito tanto ao indivíduo como à sua interação com a comunidade em que vive ou se relaciona. Bem-estar tem relação com saúde física, social e mental e todas essas esferas são interdependentes.

Lidar com os estresses normais da vida é algo que qualquer ser humano precisa fazer. Em seus relacionamentos, no campo profissional, na escola, na família há eventos ocorrendo o tempo todo na vida de uma pessoa. Alguns eventos são corriqueiros e não envolvem estresse. Outros, porém, podem gerar um estresse que deveria ser algo passageiro quando não há doença mental envolvida.

Alcançar e manter um estado de bem-estar envolve manter ou recuperar a saúde física, a saúde mental e o adequado funcionamento social.

Em outras palavras, bem-estar é fruto de um estilo de vida que traga benefícios ao corpo e à mente, de uma relação benéfica entre nutrição e saúde, de um olhar para o paciente que leve em conta a genética e o ambiente na vida de cada paciente.

Nossa vida mental é a expressão máxima da nossa existência. Reflete quem somos reunindo nossos valores, nossas tendências, nossos talentos e limitações assim como nossa capacidade de realização. Para que possamos existir enquanto indivíduos, precisamos que nosso cérebro funcione harmonicamente, que seja saudável.

Nossa saúde depende de fatores internos e externos. Desde as condições da gestação e da combinação de nossos genes até a cultura familiar e social onde estamos inseridos incluindo fatores climáticos, alimentares, nível de poluição e fatalidades a que fomos ou não submetidos. É grande a complexidade de fatores que podem interferir no nosso desenvolvimento promovendo saúde ou doença. É assim que entendemos haver uma construção da saúde mental.

Somos uma equipe de profissionais de saúde que se dedica ao estudo e tratamento dos transtornos mentais procurando considerar os múltiplos aspectos envolvidos em cada condição e convidamos você a conhecer nossa proposta.